Enfermagem

Recursos Humanos - Enfermagem

Share Button

 

O CHVNG tem como missão fornecer à população de referência, uma gama completa de serviços e cuidados de saúde diferenciados de alto padrão de qualidade.
 
Para isso contribuem os enfermeiros adoptando o enquadramento conceptual definido pela Ordem dos Enfermeiros no âmbito dos Padrões de Qualidade dos cuidados de Enfermagem e Código Deontológico dos Enfermeiros, bem como o R.E.P.E..
 
Define-se como:
 
Cuidados de Enfermagem, as intervenções autónomas ou inter-dependentes a realizar pelo enfermeiro no âmbito das suas qualificações profissionais. Os cuidados de enfermagem centram-se na pessoa, na família ou na comunidade e processam-se através de relações de parceria estabelecidas num quadro de respeito pelas capacidades, cultura e vontade do cliente.
 
O exercício profissional dos Enfermeiros não poderá ser negligenciado ou deixado invisível, nos esforços para obter qualidade em saúde, mesmo em contexto multiprofissional.
 
Neste contexto, os Enfermeiros que exercem funções no Serviço de Imagiologia adoptam os princípios previstos no seu código deontológico, e regem a sua actuação e os seus procedimentos nesse sentido.
 
A equipa de Enfermagem do serviço delineou assim, objectivos específicos para o seu desempenho:
 
1º - Optimizar a qualidade na prestação de cuidados de enfermagem contribuindo com atitudes pró-activas centradas na satisfação do utente.
 
2º - Desenvolver procedimentos para melhorar a qualidade no atendimento do utente, desenvolvendo uma cultura de excelência no cuidado.
 
3º - Contribuir para melhorar a articulação entre os diversos sectores profissionais, reforçando o espírito de colaboração e cortesia profissional, através de um bom relacionamento entre a equipa multidisciplinar.
 
4º - Promover a continuidade dos cuidados, melhorando a articulação com os diversos clientes que necessitam dos nossos serviços.
 
5º - Contribuir para a gestão eficiente dos recursos do serviço participando activamente na área de actividade de que foi designada responsável.
 
6º - Promover, desenvolver e investir na formação e desenvolvimento científico, considerado necessário a todos os colaboradores.
 
As actividades e os protocolos dos Enfermeiros abrangem todas as valências do serviço:
 
Tomografia Computorizada;
Ecografia;
Angiografia;
Radiologia de intervenção;
Ressonância Magnética,
 
sendo de realçar a colaboração na realização de todo o tipo de biopsias, drenagens, exames urológicos, ginecológicos e digestivos.
 
Num contexto multidisciplinar, o Enfermeiro faz o acolhimento ao utente; a avaliação prévia; a anamnese; prepara os equipamentos adequados; punciona o doente; vigia o utente, durante e após o exame para detectar possíveis complicações com a administração de produtos de contraste; colabora com outros técnicos de saúde, tais como, anestesistas e cirurgiões e presta todos os cuidados de Enfermagem que são necessários no serviço. Quando solicitado, por outros serviços e/ou colaboradores da instituição também desenvolve actividades no sentido de proporcionar a continuidade de cuidados ao doente.
 
CHVNG, Serviço de Imagiologia
Maio 2010