Ressonância Magnética
Faça aqui o download do Folheto da Ressonância Magnética
Faça aqui o download do Folheto da Ressonância Magnética
Download folheto...

Ressonância Magnética

Share Button

 

O que é?
É uma técnica imagiológica, que utiliza um campo magnético e pulsos de radiofrequência para permitir a visualização de determinados órgãos do corpo. Este exame não utiliza Raios X.
 
Porque se faz ressonância?
A ressonância tornou-se o procedimento preferido para o diagnóstico de um grande número de potenciais problemas ou condições anormais em muitas partes diferentes do corpo. Em geral, a ressonância cria imagens que podem mostrar as diferenças entre tecidos, nomeadamente entre tecidos saudáveis e tecidos patológicos.
 
Como se faz?
O exame é efectuado numa sala especialmente protegida contra ondas de radiofrequência exteriores. Será deitado numa mesa especial confortável que entra num túnel, aberto nas duas extremidades. Pode comunicar com o Técnico de Radiologia ou Médico Radiologista através de intercomunicadores durante o exame; contudo, faça-o apenas quando falarem consigo, para evitar qualquer movimento.O interior do equipamento é iluminado e ventilado permanentemente, com circulação e insuflação de ar para dentro do equipamento.O exame tem a duração de 30 a 40 minutos, ouvirá ruídos, que correspondem à aquisição das imagens que são normais e impossíveis de anular.É fundamental que se mantenha sossegado, imóvel para não prejudicar o exame.O exame é completamente indolor. Como excepção pode haver necessidade de administrar contraste através de injecção numa veia.
 
Quando se faz?
Após verificação de indicação clínica pelo seu médico e para esclarecimento de dúvidas suscitadas por outros meios de diagnóstico.
 
Quem faz?
O exame é executado por Técnicos Licenciados em Radiologia sob orientação dos Médicos Radiologistas ou Neurorradiologistas que procedem à sua interpretação. Estes fazem parte de uma equipa que integra também Enfermeiros e Auxiliares de Acção Médica.