Notícias

Crioablação Percutânea

Share Button

 

O serviço de imagiologia do Centro Hospitalar de Gaia e Espinho está a utilizar uma nova técnica para tratar tumores que evita incisões, levando à destruição das células tumorais, preservando os tecidos e órgão adjacentes.

 
Crioablação Percutânea Guiada por Imagem é o nome desta técnica pioneira que consiste na introdução, através da pele e sem necessidade de incisão, de uma agulha especial no seio do tumor pelo Médico Radiologista, auxiliado por imagens de Tomografia Computorizada (TC) fornecidas pelo Técnico de Radiologia que lhe fornece o posicionamento da agulha com grande precisão. A destruição das células tumorais acontece devido ao gelo formado pela agulha do interior do tumor. Assim, este é tratado eficazmente sem destruir os tecidos e órgão adjacentes.
 
É um procedimento que exige uma equipa multidisciplinada (Médicos, Enfermeiros, Técnicos de Radiologia e Auxiliares) a trabalhar em conjunto.
 
A primeira aplicação desta nova técnica foi destinada a uma doente de 77 anos, que apresentava um tumor na grade costal. A paciente teve alta 24 horas após a operação. O procedimento, realizado com anestesia, durou cerca de 90 minutos e foi realizado por uma equipa multi-disciplinada do Serviço de Imagiologia do Centro Hospitalar Gaia/Espinho.